30 outubro 2011

SAJ: Dr. André Lima tira dúvidas dos internautas sobre “clareamento a laser”

Cotidianamente a Redação do Portal Saj Notícias recebe e-mail de internautas com dúvidas sobre alguns procedimentos dentários, principalmente clareamento, e uma forma inovadora do mesmo, “o clareamento a laser”. Em função disso a nossa equipe de reportagem procurou o Dr. André Lima, para esclarecer algumas dúvidas dos nossos internautas.


Dr. Qual o tipo de pessoa indicado para fazer o clareamento a laser?

Em geral qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental a laser, desde que tenha dentes sem muitas restaurações”.


Como funciona o clareamento dental a laser?

“O clareamento dental a laser é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente atualmente para promover o clareamento dos dentes. Nesta técnica, um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40% é aplicado sobre a superfície externa dos dentes e o laser, juntamente com um conjunto de luzes (LED), são aplicados sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio. Estas moléculas de oxigênio liberadas penetram na estrutura dentária, eliminando os pigmentos causadores das manchas”.


Quais são as vantagens que o paciente tem ao realizar o clareamento a laser?Rapidez: O tratamento a laser é feito em uma única sessão de aproximadamente 1 hora (as duas arcadas), enquanto que o método tradicional caseiro dura de 2 a 3 semanas por arcada. No clareamento a laser, o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados. Alguns pacientes podem precisar de mais de uma sessão.Comodidade: No clareamento a laser, não existe a necessidade do uso de moldeira à noite, durante semanas, o que era razão de muitos pacientes desistirem do tratamento.Segurança: No clareamento caseiro com moldeira, muitos pacientes acabam desistindo do tratamento por causa da sensibilidade dentária provocada pelo gel, que dura o tempo do tratamento (2 a 3 semanas). No clareamento a laser, não há sensibilidade e, se houver, é bem menor e dura apenas 24 horas após o tratamento. Isto acontece porque o laser promove diminuição da sensibilidade pós-operatória”.


Dr. O clareamento a laser é seguro para gengivas e dentes?

“Sim, é absolutamente seguro. O agente clareador não tem contato com a gengiva, pois ela é protegida com um material borrachóide. Não há também perigo para os dentes, pois o clareamento não afeta a estrutura dentária".


O clareamento dental altera a cor das restaurações já existentes?

Não. Ele age apenas sobre o dente, sendo necessária a substituição das restaurações antigas que ficarem em desarmonia estética após o clareamento.


Os dentes clareados podem escurecer novamente?“Sim, mas os dentes clareados nunca voltam a ter a cor que tinham antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção. O escurecimento dos dentes pode ocorrer por diversas causas: Idade (os dentes escurecem com o tempo). Alimentos Corantes(refrigerantes, chá, café e afins). Fumo (uso de cigarros, outros). Formação(genética de cada indivíduo). Antibióticos (durante a fase de formação dos dentes) e Tratamento de Canal” finalizou.


Dr. André Lima – CRO – BA: 6696