Diferente do que foi noticiado em nota no Correio24horas, a cidade de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, comemora, nesta quarta-feira (9), 171 anos de emancipação política, e não 169 conforme foi noticiado.
A cidade foi fundada pelo sertanista português João Gonçalves da Costa, que veio ao Brasil ao serviço de D. José I, Rei de Portugal, com a missão de conquistar as terras ao oeste da costa da Bahia. A cidade tem pouco mais de 300 mil habitantes segundo o último censo do IBGE e é a terceira maior do estado.
Programação festiva
Em comemoração ao seu 171º aniversário, a cidade oferece, desde última sexta-feira (30) até o final de novembro, uma programação festiva que inclui apresentações culturais, celebrações religiosas, feiras e atividades esportivas em comemoração à data.
O aniversário da cidade inclui ainda a entrega de obras e serviços para a comunidade, beneficiando moradores das zonas rural e urbana. A pavimentação do bairro Conquistinha, por exemplo, que incluiu o rebaixamento das redes de água e esgoto, construção de sarjeta e reposição de meio fio, será entregue pela Prefeitura no dia 23.
Festa com umbu
Na zona rural, o Governo Municipal vai implantar uma roça de umbu gigante, no povoado de Ribeirão, no distrito de Bate-Pé. Serão entregues aos agricultores familiares da localidade 2.500 mudas de umbu gigante, uma variedade da fruta adequada à região de caatinga que produz frutos maiores e mais doces e com maior valor de mercado.
Esporte e lazer
A programação também inclui atividades esportivas e de lazer como a VI etapa do Campeonato Baiano de Kart; Corrida da Cidade; Festival de Pipa; e a Caminhada da Terceira Idade – com a participação de cerca de 300 pessoas dos grupos de Terceira Idade da Prefeitura e do SESC.
Os jogos do Campeonato de Futebol da Zona Rural também prestam uma homenagem ao aniversário de 169 anos de Vitória da Conquista.
Eventos Culturais
Amanhã, na praça 9 de Novembro – cujo nome é uma homenagem à data de emancipação da cidade - a população poderá prestigiar uma nova edição do Projeto Tom da Terça, com o o cantor Graco Lima Junior.correio