27 dezembro 2011

Polícia apreende 16 tonelas da maconha na Bahia



Pouco mais de 16 toneladas de maconha prontas para consumo e 500 gramas de haxixe, apreendidos pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, em três fazendas nos municípios de Cafarnaum e Canarana, entre os dias 21 e 24 deste mês, foram apresentadas à imprensa, na tarde desta segunda-feira (26), na sede da Coordenação de Operações Especiais (COE), localizada em São Cristóvão do Aeroporto.
“Esta é a maior apreensão da droga no Nordeste brasileiro”, informou o diretor do Departamento de Narcóticos (DENARC), delegado Jorge Figueiredo, coordenador das operações, também acompanhada pessoalmente pelo delegado geral, Hélio Jorge Paixão.
Destinados ao abastecimento de pontos de tráfico em Salvador e localidades do Litoral Norte baiano durante o Verão, os 16 mil e 15 quilos de maconha renderiam aos traficantes, conforme estimativa policial, cerca de R$ 8 milhões. Acondicionada em cerca de 3 mil sacos – quase a metade deles enterrados nas propriedades rurais e cobertos com lonas – a droga foi transportada até Salvador num caminhão baú.
Depois de pesada, a maconha, periciada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), será destruída mediante autorização da Justiça. Segundo o diretor do Laboratório Central (LCPT), Alexsandro Fiscina, que também participou da apresentação, ao lado do delegado geral Hélio Jorge e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, os peritos constataram um alto teor de Tetrahidrocanabinol (THC), princípio ativo da droga.