As inscrições para bolsas de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos), do MEC (Ministério da Educação), começam neste sábado. Para o primeiro semestre de 2012 serão oferecidas 195.030 bolsas --98.728 integrais e 96.302 parciais (50% da mensalidade).
MEC divulga relação de instituições que oferecerão ProUni
Os candidatos podem se inscrever para bolsas em instituições particulares de educação até o dia 19.
No ProUni, há uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição.
A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. Entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado poderá comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e realizar a matrícula.
A segunda chamada está prevista para o dia 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933 por pessoa).
As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866 por pessoa).
Os candidatos precisam ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação. É preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, como bolsista integral.
Folha