21 março 2012

O Governo do Estado da Bahia promove a reinserção social às vítimas de queimaduras


O Governo do Estado da Bahia promove a reinserção social às vítimas de queimaduras e dá suporte psicológico aos familiares por meio das Unidades de Tratamentos de Queimados espalhadas pela Bahia. 
Santo Antônio de Jesus, município do Recôncavo Baiano, ganhou em 10 de junho de 2011,  uma Unidade de Tratamento a Queimados que foi  implantado  no  Hospital Regional e vem se tornando  referência em atendimento à vitimas de queimaduras. Em menos de um ano a UTQ já oferece à população atendimento de excelência e o mais importante: salva vidas.
 A Unidade que também conscientiza a sociedade da gravidade de uma queimadura e explica a complexidade do tratamento e da reabilitação funciona no primeiro andar,  dispõe oito leitos de enfermaria e uma infraestrutura de alto nível médico-hospitalar equipada para atender pacientes de  uma área que abrange mais de um milhão de habitantes dos 42 municípios do Recôncavo Baiano.
Segundo o coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados, Carlos Briglia, no HRSAJ o paciente tem apoio de uma equipe multiprofissional composta de médicos clínicos, pediatras, cirurgião plástico, anestesiologistas, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, e ainda agente administrativo. 

Briglia destaca a importância da Unidade no Recôncavo Baiano: “ A UTQ do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus foi concebida para dar ao HGE um suporte de triagem  aos pacientes que vem do interior necessitando de tratamento e em menos de um ano de implantação já representa um avanço para o Bahia porque o tratamento destes pacientes é  um grande desafio para os cirurgiões plásticos em todo o mundo, tanto pela complexidade das lesões, quanto pela necessidade de cuidados intensivo e multidisciplinar, envolvendo os mais diversos profissionais de saúde, como clínicos, intensivistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares com especialização nesta área”, informou Briglia.
 Segundo os nutricionistas da Unidade, Matheus Sobral e Marília Rocha pacientes vítimas de queimaduras conta ainda com uma alimentação diferenciada, necessitando de um aporte  nutricional mais elevado devido ao catabolismos acelerado. “Estes pacientes precisam de mais proteínas, vitaminas e minerais que auxiliarão  na regeneração tecidual, por isso ofertamos seis refeições diárias”, informou Mateus Sobral.
Reconhecimento e Gratidão Dermival Pires da Cruz de Feira de Santana deu entrada na Unidade com queimaduras de terceiro grau e comemora sua recuperação. “Estava dormindo e acordei com fumaça por todos os lados, corri e joguei água o que piorou ainda mais a situação; consegui sair de minha casa, mas  tive queimaduras graves nos braços e pernas. Fui  encaminhado para o Hospital Cleriston Andrade, mas como lá não tem serviço para queimados foi transferido para cá e foi minha sorte porque aqui tem especialistas, remédio, alimentação tudo que um paciente precisa; que Deus continue cuidando deste hospital e de todos que aqui trabalham”.
Alisson Pereira também recebeu tratamento e se recupera bem após sofrer um grave acidente com  descarga elétrica. “Pensei que ia morrer, mas graças a Deus estou sendo recebendo tratamento especial aqui, através de Dr. Carlos Briglia”. (Andréa Sued Assessora de Comunicação HRSAJ)