Chegar tarde, inventar histórias, insistir na rigidez de opiniões e fazer piadinhas fora de hora são comportamentos que queimam o filme e podem render uma demissão, mesmo que você esbanje talento técnico. "A falta de bom-senso prejudica tanto o estagiário quanto o gerente da empresa. Todo mundo precisa prestar atenção em suas falhas, estar aberto a críticas e sempre se aprimorar", explica Renato Grinberg, especialista em desenvolvimento de carreira.
Fuja dos principais micos no ambiente corporativo, com dicas que valem ouro:
1. Respeite a hierarquia
Chefe sempre será chefe, por mais que você considere o seu um chato. E ele pode levá-la ao céu (ou ao inferno) com pouquíssimo esforço. O que você prefere?
2. Não brinque fora de hora
Nem todo mundo aceita piadas e gracinhas, ainda mais em momentos inoportunos. Guarde seu lado engraçado para os amigos.
3. Seja pontual
Culpar a insônia, o despertador, o trânsito ou as mudanças climáticas todo dia pega mal, né? Então resista bravamente à tentação de dormir mais ou de ficar enrolando no chuveiro. Tempo é dinheiro!
4. Não faça fofocas durante o expediente
Ninguém está proibindo o cafezinho com os colegas. Basta evitar passar mais tempo na copa do que na sua mesa.
5. Não abuse da internet
Se você fosse dona da empresa, também não curtiria pagar os funcionários para eles ficarem conversando no MSN ou "passeando" no Facebook, certo?
6. Seja mais flexível
Quem não balança ao sabor do vento quebra fácil. Saber a hora de "amolecer" não significa covardia ou falta de convicção. Siga essa sabedoria!
7. Aprenda a trabalhar em equipe
Dá canseira mesmo juntar pessoas diferentes em nome de um objetivo comum, mas no universo profissional isso é necessário. Faça um esforço e cresça!
8. Não minta
O ditado vale ouro: mentira tem perna curta. Em algum momento, sua história mirabolante será descoberta. Melhor assumir uma bola fora agora do que passar vergonha depois.
9. Não use o telefone para conversas pessoais
Resolver um problema e outro não faz mal algum. Errado é bater papo com amiga, namorado, familiar.
10. Respeite os colegas
Parece absurdo, mas o desrespeito ocorre frequentemente. Portanto, trate os outros como você gostaria de ser tratada. Lembre-se: gentileza gera gentileza! M de Mulher