Mais de R$ 18 milhões serão investidos em atividades artístico-culturais através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abriu as inscrições para 17 editais setoriais, além da Demanda Espontânea, destinados ao público que trabalha, pesquisa e atua na cultura, como artistas, empreendedores, estudantes e grupos. O objetivo dos editais é apoiar a produção, proteção, circulação, formação e pesquisa da cultura no Estado. Os editais e a seleção pública para demanda espontânea aceitam propostas de pessoa física maior de 18 anos e pessoa jurídica que atue no exercício de atividades culturais, residentes na Bahia há pelo menos três anos.
Novas áreas foram abertas, como projetos estratégicos em cultura e formação e qualificação em cultura, além de editais com enfoque na cooperação cultural nos territórios de identidade. Outra mudança está na divisão em editais setoriais, que possibilitam que uma determinada área da cultura, como a música e o teatro, sejam compreendidas como um todo.
Os editais setoriais são destinados às linguagens artísticas: música, dança, audiovisual, teatro, circo, literatura, artes visuais, bem como a museus e patrimônio cultural, arquitetônico e urbanismo. Também serão contemplados projetos para culturas digitais, identitárias, populares, editoras baianas, economia criativa, projetos estratégicos, territórios culturais e formação e qualificação. Ainda estão previstas inscrições para a Demanda Espontânea, a fim de apoiar propostas cujo objeto não se enquadre em nenhum dos 17 editais lançados.
O edital Territórios Culturais visa contemplar projetos de intercâmbio cultural e cooperação entre diferentes municípios de um mesmo território de identidade, estimulando a cidadania cultural e fomentando o diálogo entre os saberes e fazeres e/ou as expressões culturais de cada Território. Mais Informações http://www.cultura.ba.gov.br/apoio-a-projetos/selecoes-publicas-editais/