Visualmente, o novo iPad, que chega às lojas brasileiras nesta sexta-feira (11), é muito similar ao iPad 2, lançado pela Apple no ano passado, exceto por ser 40 gramas mais pesado e alguns milímetros mais espesso. Por trás da aparência, a nova geração do tablet testada pelo G1 busca atrair usuários oferecendo alta definição em sua tela “retina”, melhor captação de imagens com a câmera de 5 megapixels e maior poder de processamento gráfico. O foco do novo iPad está na tela, cuja resolução de 2048 x 1536 pixels é quatro vezes superior à oferecida pelo iPad 2, destacou um executivo da Apple durante uma demonstração do novo tablet ao G1 na quarta-feira (9). A chamada tela “retina” supera em 1 milhão de pixels a resolução de uma TV de alta definição, segundo a empresa.
A resolução tão elevada, capaz de tornar os pontos do display praticamente imperceptíveis ao olho humano, é justificada pela Apple para dar mais conforto à leitura de textos e à visualização de imagens, que ganham em precisão de detalhes e cores mais vivas. A empresa destaca que a terceira geração do tablet oferece uma melhoria de 44% em saturação de cor, na comparação com o iPad 2. O novo processador A5X, com quatro núcleos, oferece o suporte à exibição de imagens em alta resolução, oferecendo o dobro da performance gráfica da versão anterior do iPad. Boa notícia para os gamers, que podem ter nas mãos jogos com alta resolução e mais rápidos. Na prática, a experiência é mais imersiva, informou a Apple em uma demonstração do game "Infinity Blade: Dungeons", que chega ao mercado no meio do ano, rodando no novo iPad. Segundo a empresa, o segmento de games tem se destacado entre os desenvolvedores de aplicativos que produzem adaptações para a tela “retina”.