23 maio 2012

SAJ: Polícia Civil e Exército Brasileiro apreendem fogos irregulares na região

 
Foi realizada a "Operação Vulcão" nesta quarta-feira (23) com 60 homens da polícia civil, 60 do Exército Brasileiro e 4 peritos do DPT onde foi cumprido 11 mandatos de busca a apreensão por 3 Comarcas Judiciais e nessa houve a destruição dos fogos clandestinos em Santo Antônio de Jesus e municípios vizinhos. O coordenador da 4ª Coorpin em Santo Antônio de Jesus informou em entrevista ao Voz da Bahia, que os trabalhadores serão encaminhados a Justiça do Trabalho e aqueles que estiverem ilegais e clandestinos poderão ser presos em flagrante ou processados criminalmente pela Lei do Desarmamento.
Segundo Dr. Edilson, foi constatado, felizmente, que muitos comerciantes já estão trabalhando nessa área de forma regular, “chegamos a uma fábrica onde tinha pessoas de carteira assinada, trabalhando regularmente, o que não era visto aqui em Santo Antônio de Jesus antes”, acrescentou. 
Ainda conforme o coordenador da 4ª Coorpin, ainda não se tem o número correto de mercadorias apreendidas, mas afirmou que foi menor que o ano de 2011. “Não queremos proibir esse trabalho, pois gera emprego e renda, queremos evitar os acidentes, por isso espero que seja produzido regularmente”, explicou. As operações se iniciaram hoje e só acabarão após o São João, mas não será apenas operações de busca e apreensão e a fiscalização será contínua.
(Parte dos fogos de artifício apreendidos durante a operação)
Guerra de Espadas em Cruz das Almas
Uma decisão da justiça proibiu a queima de espadas na cidade de Cruz das Almas, ato que já é tradicionalmente cultural no município, revoltada a população realizou manifestações. Questionado sobre como a polícia civil vai trabalhar nesse São João, Magalhães respondeu que a polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal estão de prontidão para aprender todo e qualquer material irregular. “Entendemos e compreendemos a população de Cruz das Almas, pois não se trata só dos fabricações clandestinos, é uma tradição cultural que deve ser trabalhada com muita cautela, fazendo prevenção educativa e conscientizando, pois essas guerras vêm deixando muitos jovens aposentados antes da hora, pois eles deixam de produzir por perder a mão ou braço. O que a justiça determinar a polícia cumprirá”, esclareceu.vozdabahia