16 julho 2012

HRSAJ desenvolve Programa de Controle de Infecção Hospitalar




Inaugurado há quase três anos o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus continua com a  preocupação de adotar medidas eficazes para a prevenção da  infecção hospitalar, à qualidade de preparação de serviços e à segurança do paciente e dos profissionais e saúde.
O HRSAJ conta com uma  Comissão de Controle à Infecção Hospitalar que vem desenvolvendo um trabalho de controle de infecção hospitalar e epidemiologia exemplar e inovador.

De acordo com a médica infectologista da Unidade, Lívia Araújo, no HRSAJ a comissão de prevenção e controle de infecção hospitalar (CCIH) envolve todos colaboradores na ação principal do controle de infecção hospitalar que é “Lavar as mãos antes e após procedimentos ligados diretamente ou indiretamente á assistência aos pacientes”.
“Desenvolvemos ações deliberadas e sistematicamente controladas para reduzir o máximo possível a incidência e gravidade das infecções hospitalares e uma prática constante é a lavagem correta das mãos, informou Lívia Araújo.

A médica destaca ainda que na Unidade são realizadas  palestras para os funcionários das mais diversas áreas do hospital, com ênfase aos que lidam diretamente com os pacientes, como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e psicólogos, assistentes sociais,  sobre a importância do ato de higienizar as mãos. “A idéia é reforçar a mensagem de que a higienização correta das mãos salva vidas”, concluiu.

ENTENDA – No Brasil mais de cem mil pessoas morrem todo ano por infecção hospitalar. Isso quer dizer que matou mais que na guerra do Vietnã. Em mais de sete mil hospitais Brasileiros os Serviço de Controle de Infecção não existe ou é incipiente. Vale salientar que só de estar internado no ambiente hospitalar, o paciente já está susceptível, somado o fato do desleixo as normas de biossegurança o resultado são números alarmantes (14% de taxa de infecção hospitalar) estimados pelos órgãos reguladores. No HRSAJ o serviço de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar onde Instituto Fernando Filgueiras continuamente está elaborando e implementando normas e rotinas que asseguram o bem estar do paciente no HRSAJ. São normas de segurança: A proibição de entrada de flores e alimentos de fora do hospital; aquisição de produtos não liberados pelos órgãos reguladores, a restrição de visitas, entre outros.


VOCÊ SABIA?


O HRSAJ conta com um serviço de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar atuante e o índice de infecção na Unidade encontra-se dentro dos níveis de qualidade gerados pelos órgãos reguladores.

A CCIH existe para educar a equipe nas medidas que promovem a qualidade nas suas atividades diárias com foco em prevenção e controle de Infecção Hospitalar.

ALERTA: A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS PODE REDUZIR MAIS DE 70% DAS INFECÇÕES HOSPITALARES.

Andréa Sued DRT 2055 /Assessora de Comunicação HRSAJ