Hora do banho é o momento de deseprero na sua casa? Calma! Tem solução. Bebês - principalmente os de até 40 dias de vida, sentem muita insegurança na hora do banho. Isso é normal, não há nenhum problema com ele. A criança costuma ficar assustada porque está sozinha e se sente solta. Você pode acalmar seu filho diminuindo essa sensação. A dica é enrolar um cueiro nele na hora de dar o banho. Torne o momento agradável e não se desespere. Comece deixando a água numa temperatura gostosa para ele. Peça a companhia de outras pessoas, como a de seu marido, para se sentir mais segura e conseguir transmitir segurança e tranquilidade para o seu bebê.
A maioria das crianças passa pela fase onde tomar banho é um suplício. Momento de estresse principalmente para os pais, que não sabem o que fazer nessa situação. A birra na hora do banho é um dos comportamentos mais comuns e o Dr. Marcelo Reibscheid dá dicas para que essa possa ser a hora mais divertida do dia. "Segurança é a palavra chave e a dica número um. Normalmente a choradeira acontece antes e depois do banho. Primeiro não quer entrar, depois não quer sair. Geralmente a criança passa a ter esse comportamento quando os pais abrem mão da banheira e passam a colocar os pequenos embaixo do chuveiro. O mais importante é que os pais passem segurança à criança, pois muitas tem até um certo medo do chuveiro no início, por ser uma situação nova", destaca. Ainda de acordo com o especialista, permitir que o filho leve brinquedos para a água ainda é o velho truque que mais funciona. Mas não vale ceder às chantagens e nem realizá-las. A criança precisa entender que vai tomar banho para o seu próprio bem estar e não que está fazendo um favor ou pagando um castigo. Preste atenção nessa dica e não amoleça. Com paciência você vai conseguir que seu filho sinta até prazer em ter autonomia de se vestir sozinho depois, por exemplo.
"Esse deve ser um momento de relaxamento e não de brigas. Ensine a criança a se lavar com tranquilidade e curtir aquele momento sem neuras e sem pressa", sugere o pediatra como terceiro item. Outro fator importante é a rotina. Estabeleça um horário tanto para ele, quanto para os pais e evite mudá-lo. Assim seu filho vai se acostumar e esperar a vez dele com ansiedade. E nada de piadas sobre a falta de banho ou histórias que assustem e intimidem. "As mesmas dicas podem ser seguias para escovar os dentes. Escovas coloridas ou de personagens podem ajudar”, finaliza Dr. Marcelo. Fonte: Clínica Infantil Reibscheid.