08 novembro 2012

Facebook fica fora do ar mais uma vez em 2012, dizem usuários no Twitter


O Facebook ficou fora do ar e sofreu com lentidão e instabilidade na noite desta quarta-feira, 7. Segundo relatos de usuários no Twitter, a rede social que ficou famosa por "nunca sair do ar", teria ficado offline por cerca de 20 minutos. Por volta das 22h30, o sistema parece ter se normalizado. Aparentemente, o Facebook teria ficado fora do ar apenas para os brasileiros. Durante a suposta pane, usuários relataram que os aplicativos para smartphones não teriam sido afetados. Até o momento, o Facebook não emitiu qualquer comunicado sobre a possível falha. Esta não parece ser ter sido a primeira grande dificuldade técnica do Facebook em 2012.
No dia 7 de março, a rede social ficou fora do ar por cerca de 2 horas na Europa, deixando milhares de usuários preocupados com a integridade de seus dados. Logo após a falha, Mark Zuckerberg, fundador e dono do Facebook, que até então se orgulhava de nunca ter visto sua rede social sair do ar, emitiu um comunicado admitindo o problema e pedindo desculpas aos usuários. Cerca de dois meses depois, em 31 de maio, a rede social ficou fora do ar mais uma vez, agora por quase 1 hora, segundo relatos também postados no Twitter. A queda do serviço afetou vários países, principalmente nos Estados Unidos e Brasil, onde usuários criaram a "hashtag" #RIPFacebook, que acabou indo parar no Trending Topics do Twitter no Brasil.
Mais uma vez, o Facebook admitiu o erro e emitiu um comunicado aos consumidores: “Nesta semana, alguns usuários tiveram problemas no carregamento das suas páginas do Facebook, mas já conseguimos resolvê-los e o serviço já voltou ao normal. Pedimos desculpas pelo transtorno”, disse um porta-voz da rede social ao site Pc World. Na época, rumores deram conta de que o Face havia sido vítima de um ataque de um grupo de hackers, o que acabou não sendo confirmado. “Parece que o velho Facebook está tendo alguns problemas de instabilidade. Ah, sim, Descanse em Paz, Facebook. Tango Down (código usado pelo grupo quando um ataque é bem sucedido)”, diziam as mensagens postadas no perfil da organização no Twitter. Criado em 2004, o Facebok começou a fazer sucesso alguns anos depois e chegou ao seu auge em 2012, quando alcançou mais de 900 milhões de usuários ativos. Atualmente, a companhia, que tem mais de 3500 funcionários, é uma das mais valorizadas do mundo: ultrapassa os US$ 100 bilhões. Recentemente, o Facebook vem demonstrando que "só" dominar o mercado de redes sociais do mundo não é o bastante e passou a investir na compra de diversas startups - de fotos, geolocalização e há rumores até de que um smartphone próprio está por vir.  (Techtudo)