Uma mulher de 31 anos pulou de uma ponte de 15 metros, na China, em protesto contra o governo que teria ‘roubado’ a propriedade dela. Segundo a moça, o preço pago pelo Estado pela casa onde vivia com a família em um vilarejo, correspondia a uma fração, apenas, do valor verdadeiro da propriedade.
De acordo com o tabloide britânico “Daily Mail”, Lia Sun ficou agarrada à ponte durante duas horas, ameaçando se atirar no rio Zhujiang, na cidade de Guangzhou, província de Guangdong.
Durante esse tempo, a equipe de resgate teve tempo de se organizar na água, caso a moça decidisse cumprir as ameaças. Pedestres pararam para assistir à cena. Em uma das imagens, também é possível ver dois policiais sentados na ponte, bem calmos, olhando Lia se atirar no rio. Ela foi resgatada por oficiais que estavam em uma embarcação no rio.
O caso ganhou repercussão nacional na China e será investigado, segundo uma porta-voz da polícia.
- A mulher tinha verdadeira convicção de que ela e a família foram enganados. Nós entramos em contato com funcionários do governo na aldeia, e eles concordaram em investigar - garantiu.
Na China, o governo tem requisitado a compra de terras de diversos proprietários, incluindo os pequenos. O caso de Lia Sun é a última de uma série de manifestações contra o valor pago pelo governo como indenização. Em setembro de 2011, segundo o “Daily Mail”, moradores da província saquearam escritórios do governo em protesto.