As temidas espécies que habitam o oceano tiveram seu esqueleto revelado pela cientista Sandra J. Rarebon. As imagens curiosas mostram como os peixes são por dentro, em visão raio x. E se você pensa que assim eles parecem mais ‘amigáveis’ do que em fotografias normais, engana-se. Até os ossos desses bichinhos são de arrepiar!
Enguia de Moray // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
Anglerfish // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
O peixe Angler não é uma espécie muito bonita – tem dentes em formato de agulhas e barriga inchada – e nem fácil de ser encontrado – apenas três desses peixes já foram examinados no mundo. Possui uma isca chamativa no topo de sua cabeça e, assim como a enguia, é capaz de aumentar sua mandíbula para engolir presas com o dobro de seu tamanho.
Peixe solha // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
O peixe Solha tem os olhos do mesmo lado da cabeça, o que o permite ficar escondido entre as pedras e ainda sim enxergar sua presa com precisão. Sua boca grande também pode ser motivo de preocupação para quem o encontra no fundo do mar.
Peixe gatilho // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
Se você olhar muito atentamente para a boca do Triggerfish (peixe gatilho) pode ter uma ideia de como seus dentes incisivos são fortes – as presas que se cuidem! As espinhas dorsais e pélvicas são usadas para se defender de outros predadores.
Peixes galo // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
Por causa da coloração azul ou prateada, o peixe galo é um dos preferidos dos donos de aquário. Visto em raio-x, com sua estrutura óssea e barbatanas delicadas, fica ainda mais interessante...se não fosse pela expressão arrogante, é claro.
Tubarão martelo // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
Sua cabeça um tanto curiosa pode parecer assustadora, mas a verdade é que o Tubarão Martelo é completamente inofensivo aos seres humanos. Na verdade, eles é que devem se preocupar com os humanos. Especialmente com os povos asiáticos, que apreciam muito sua carne.
Enguia Pelicano // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
A enguia pelicano não é bem o que se pode chamar de assustador. “Engraçado” seria o termo mais apropriado, talvez. Apesar da frágil aparência, essa espécie é ótima caçadora e consegue engolir peixes bem maiores do que seu tamanho.
Bellowsfish // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
O focinho comprido e longo da espécie Bellowfish consegue sugar o zooplâncton com facilidade. A espinha longa de sua nadadeira dorsal assemelha-se a lâmina de uma faca.
Peixe unicórnio // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
O Peixe Unicórnio não tem uma aparência amistosa graças ao osso que se estende para frente da cabeça.
Peixe abissal // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
Peixe dragão // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
Esse raio-x parece ser um parasita alienígena, mas é apenas de um peixe dragão. Os ossos de suas barbatanas assemelham-se às asas de um dragão, daí o nome.
Peixe serra // Crédito: Sandra Raredon via eol.org
Fonte: Galileu