O Facebook deve anunciar nesta quinta-feira uma série de novidades para o feed de notícias (news feed, em inglês), como é chamada a lista de atualizações que o usuário vê na página inicial. As últimas alterações da maior rede social do mundo foram anunciadas em setembro de 2011. Na ocasião, o Facebook estreou um algoritmo para apresentar, no topo da lista de atualizações, conteúdos mais relevantes para o usuário, em vez de organizar a exibição do mais recente para o mais antigo. Com isso, segundo a rede social, o usuário veria o que mais o interessa, mesmo que estivesse há algum tempo sem acessar seu perfil. A opção para ver só as atualizações mais recentes continuou a existir a partir de um link no topo do news feed. O botão foi anunciado dois meses depois das mudanças, que geraram reclamações dos usuários.
Assim como o ranking que o Google faz dos links que exibe como resultados de busca, uma das principais questões dos usuários no caso do Facebook é o critério de relevância usado pelos algoritmos para determinar a importância de um conteúdo. A rede social declara que posts de família e amigos próximos ganham destaque, e que o número de "curtir" e de compartilhamentos também influencia. Por outro lado, a reformulação do final de 2011 também deu mais destaque a propagandas e conteúdos comerciais. As mudanças que vão ser anunciadas hojedevem contribuir, outra vez, para o modelo de negócios de Zuckerberg e seus acionistas. Mas, oficialmente, o Facebook não adiantou quais as mudanças que vão ser anunciadas.