Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino
fundamental no país não leem e interpretam um texto de forma correta,
segundo informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de
Alfabetização, a Prova ABC, divulgada nesta terça-feira (25) pelo
movimento Todos pela Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes
atingiram pontuação acima do nível 175, que indica proficiência
adequada em leitura. O 3º ano é a série considerada limite para a
alfabetização, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa (Pnaic). A avaliação, que segue a escala do Sistema de Avaliação
da Educação Básica (Saeb), foi aplicada no final de 2012 e teve a
participação de 54 mil alunos de 1,2 mil escolas públicas e privadas
distribuídas em 600 municípios brasileiros. Metade da amostra é composta
por discentes do 2º ano do ensino fundamental e o restante por
estudantes do 3º ano. Na comparação por região, o quesito leitura teve
pior resultado na Região Norte, onde apenas 27,3% dos alunos do 3º ano
tiveram avaliação acima de 175 pontos. Ao atingir essa pontuação, os
estudantes conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar
informações explícitas, identificar características de personagens em
textos e perceber relações de causa e efeito contidas nessas narrativas.
O Nordeste (30,7%) também apresentou resultado de proficiência adequada
em leitura abaixo da média nacional. Mais de um terço dos nordestinos
(38,4%) fez menos de 125 pontos. O melhor percentual foi verificado no
Sudeste (56,5%), seguido pelo Sul (51,2%) e Centro-Oeste (47,8%). A
Prova ABC é uma parceria do Todos pela Educação com a Fundação
Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Informações da
Agência Brasil.