A época de ouro dos pen drives, que durante uma
década foram imensamente populares e se tornaram até objetos de fetiche,
parece estar chegando ao fim. Um estudo divulgado nesta sexta-feira
(5) pela IDC mostra que as vendas do produto caíram 6% no Brasil em um
ano No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, foram vendidas 5,2
milhões de unidades, bem menos do que o registrado no mesmo período de
2012. Parte do problema vem da enorme demanda mundial por chips de
memória flash, usados em smartphones, tablets e outros aparelhos, o que
encareceu o preço dos pen drives em até 20%.
Outro motivo, segundo a
pesquisa, é a diversificação das opções de ferramentas para
armazenamento de arquivos. “Os usuários que buscam este tipo de
dispositivo podem comprar desde um cartão SD até um robusto HD externo
de alta capacidade”, diz Leonardo Bueno Munin, analista da IDC, num
comunicado da empresa. “E ainda temos a opção de armazenamento na
nuvem”, completa ele. “Esse deverá ser o principal concorrente dos pen
drives em alguns anos”.