05 julho 2013

Vendas de pen drives despencam e preço sobe até 20%

A época de ouro dos pen drives, que durante uma década foram imensamente populares e se tornaram até objetos de fetiche, parece estar chegando ao fim.  Um estudo divulgado nesta sexta-feira (5) pela IDC mostra que as vendas do produto caíram 6% no Brasil em um ano No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, foram vendidas 5,2 milhões de unidades, bem menos do que o registrado no mesmo período de 2012. Parte do problema vem da enorme demanda mundial por chips de memória flash, usados em smartphones, tablets e outros aparelhos, o que encareceu o preço dos pen drives em até 20%.
Outro motivo, segundo a pesquisa, é a diversificação das opções de ferramentas para armazenamento de arquivos. “Os usuários que buscam este tipo de dispositivo podem comprar desde um cartão SD até um robusto HD externo de alta capacidade”, diz Leonardo Bueno Munin, analista da IDC, num comunicado da empresa. “E ainda temos a opção de armazenamento na nuvem”, completa ele. “Esse deverá ser o principal concorrente dos pen drives em alguns anos”.